quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dia 11: Gostei disso!

Eu estava sem inspiração para escrever (puxa, está começando a ficar difícil!). Cheguei a escrever umas linhas insípidas! Então fui ler um livro sobre interpretação de textos (já viu, né? Depois que comecei a escrever percebi a necessidade de voltar a estudar Português!) - E durante a leitura voltei a analisar esse aspecto de minha personalidade: gostar de ler, estudar e aprender. Acho que enquanto eu viver vou estar às voltas com algum livro, tentando aprender alguma coisa! Às vezes é algo que nós já estudamos, já sabemos... e de repente vêm uma outra visão, uma outra interpretação daquilo que sabíamos! E aí a gente fica pensando que, puxa vida!, eu pensava diferente e agora... mudou minha maneira de pensar! Ou então, a gente descobre que tinha uma visão daquele assunto, que já não nos satisfaz mais, e aí a gente parte à procura de algo mais consistente com o nosso modo de ser atual!
O texto que eu estava lendo, do professor A. Oliveira Lima, me levou a fazer essas reflexões. Uma frase foi fundamental: " a língua se realiza através da fala e esta reflete uma situação individual." você sabe: as diferenças entre Linguagem, Língua, Idioma e Fala: a primeira se define como universal, sendo o resultado da capacidade comunicativa dos seres; a segunda se define como o uso do código verbal pelas pessoas de um mesmo grupo; diz-se que o Idioma está dentro da Língua, pois define-se como o uso da língua em um país, já que existem diferenças marcantes no modo como cada país utiliza a Língua; e por fim, a Fala nada mais é do que a expressão individual, momentânea, entre todas as possibilidades articulatórias que a Língua oferece!
Não deu para entender? Então vamos lá: "a língua se realiza através da fala e esta reflete uma situação individual. Ora, cada indivíduo sofre a influência da região em que vive, do meio social a que pertence, do ambiente cultural em que troca experiências, da profissão que exerce, do tempo que atravessa, e, quando se expressa, seus atos de fala refletem essas influências..."
É por isso que dizem que a Língua é viva! Enquanto houver um ser se expressando verbalmente, haverá essa deliciosa influência dele na Língua, razão destes tantos fatores que interagem conosco diariamente, permanentemente mudando nosso jeito de ser!
Muito filosófico?

Nenhum comentário: